Biópsia é um procedimento em que uma amostra de tecido do corpo é retirada para estudo microscópico. Há várias técnicas para obtenção destas amostras, como biópsia percutânea por fragmento (“core-biopsy”) e biópsia por aspiração (Punção Aspirativa por Agulha Fina).
O Biópsia Percutânea por Fragmento (“Core-Biopsy”)


Biópsia percutânea por fragmento

é a retirada de fragmentos de tecido. É realizada a partir de agulhas específicas, acopladas a uma pistola especial. O procedimento é realizado sob anestesia local, e o posicionamento da agulha é guiado por um método de imagem radiológica (ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética)

Indicações

Lesões que necessitam de análise microscópica para o diagnóstico, especialmente localizados na mama, linfonodo, fígado, rim, próstata, osso.


Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) – Fine Neddle Aspiration (FNA):


PAAF é a retirada de células. É realizada a partir de agulhas de calibre fino, acopladas a um dispositivo de sucção/pressão negativa (citoaspirador). O posicionamento da agulha é guiado por ultrassom e, na maioria das vezes, dispensa a necessidade de anestesia.

Indicações

Lesões (nódulos e cistos) que necessitam de análise microscópica para diagnóstico, especialmente localizados na tireoide, mama, linfonodo e glândula salivar.

Rolar para cima
Abrir Chat
1
Olá, como podemos ajudar?
Olá, digite aqui suas dúvidas