Gastrostomia percutânea consiste na colocação de um cateter no estômago através da pele, permitindo a introdução de alimentos e dietas em pacientes, sem condições de ingestão oral.

Como fazer

O radiologista intervencionista introduz um cateter através da pele, a partir de uma microincisão e orientação radiológica (ultrassom, tomografia computadorizada ou fluoroscopia), sob anestesia local e sedação.

Indicações

Infusão alimentar em pacientes, sem condições de ingestão oral e com contraindicação à gastrostomia realizada por endoscopia digestiva.
O procedimento é realizado a partir da introdução de agulhas, guiadas por imagem radiológica (ultrassom e/ou tomografia computadorizada), sob microincisão e anestesia geral. Menos invasivo do que técnicas cirúrgicas convencionais.

 

Indicações

É utilizada principalmente em nódulos hepáticos e renais, quando a técnica cirúrgica é contraindicada ou não necessária. De acordo com o tamanho, localização e condição clínica do paciente, este procedimento pode substituir a cirurgia convencional.

Rolar para cima
Abrir Chat
1
Olá, como podemos ajudar?
Olá, digite aqui suas dúvidas