Biópsia Percutânea Guiada por Imagem
A biópsia percutânea possibilita diferenciar se a lesão é benigna ou maligna, além de fornecer outras características individuais da lesão que possibilita definir a melhor estratégia de tratamento.
Como Funciona o Procedimento de Biópsia Percutânea Guiada por Imagem Radiológica?
A Biópsia Percutânea realiza a coleta de fragmentos de uma lesão suspeita, através da pele, sem a necessidade dos cortes da cirurgia aberta.
A Biópsia Percutânea guiada por Imagem consiste no procedimento de coleta de fragmentos, porém sob a visão radiológica.
Mas como assim?
Para o médico radiologista intervencionista conseguir enxergar a lesão a ser biopsiada além da pele, é necessário o uso da imagem radiológica, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada e fluoroscopia. Esta é a origem da terminologia, guiado por imagem. Já o termo percutâneo refere-se ao fato do procedimento ser realizado através da pele.
Portanto, biópsia guiada por Imagem e biópsia percutânea guiada por imagem podem ser considerados sinônimos.
Quando a Biópsia Percutânea é indicada?
Quando os exames físicos, radiológicos e laboratoriais não conseguem confirmar a origem da lesão suspeita.
As lesões suspeitas podem apresentar-se como nódulo, cisto ou mesmo uma área alterada do órgão. Podem ser realizadas em quase todos os órgãos, como mama, linfonodos, fígado, rim, próstata, ossos, pulmões entre outros.
Como a Biópsia Percutânea é Realizada?
Com a imagem radiológica, o radiologista intervencionista consegue enxergar a lesão através da pele, ao vivo, coletar fragmentos com maior precisão e ainda utilizar agulhas mais finas. Por estes motivos, o procedimento torna-se menos invasivo que as biópsias cirúrgicas tradicionais, resultando em maior conforto e uma recuperação mais rápida do paciente.
Os fragmentos coletados são avaliados microscópicamente em laboratório especializado, sendo este processo denominado avaliação histopatológica.
A biópsia deve ser realizada por um médico intervencionista com expertise para tal, em uma estrutura que respalde a excelência do procedimento e a segurança do paciente.
Mesmo quando a biópsia percutânea for indicada em ambiente hospitalar, habitualmente é realizada sobre o regime de internação dia (day-hospital), no qual o paciente permanece em observação por algumas horas após o procedimento e posteriormente é liberado para casa com orientações de cuidados após o procedimento.
Para a realização da Biópsia Percutânea é Necessário:
– Análise dos exames radiológicos, laboratoriais e pedido do médico solicitante, com os quais a equipe médica entenderá as peculiaridades relacionadas ao paciente, sua lesão e do raciocínio clínico do médico solicitante.
– Avaliação médica prévia ao procedimento para entendimento da doença, medicações em uso e assim prevenir de eventos adversos e sanar dúvidas sobre a expectativa relacionada ao preparo, ato e cuidados após o procedimento.
Principais dúvidas relacionadas à Biópsia Percutânea:
– Medicações passíveis de suspensão para a realização do procedimento:
- Antiagregantes plaquetários, anticoagulantes orais ou injetáveis.
- A depender do tipo de anestesia, alguns hipoglicemiantes também necessitarão de suspensão. Exemplos: Inibidores do SGLT2 e Análogos do GLP1
- O tempo de suspensão será variável de acordo com medicamento e tipo de procedimento que será realizado.
– Jejum: Será necessário o jejum de sólidos (comida) e líquidos (bebidas) previamente ao procedimento. O tempo de jejum dependerá do tipo de biópsia e anestesia que serão realizadas;
– Assepsia e Antissepsia do local de acesso referem-se ao conjunto de técnicas e uso de substâncias para prevenir e inibir infecções e devem obrigatoriamente ser realizadas em todos os procedimentos intervencionistas.
– Anestesia local: obrigatoriamente em todas as biópsias percutâneas, com intuito de bloquear temporariamente a sensibilidade da dor na região onde foi aplicada.
– Sedação: pode ser utilizada em pacientes com fobia e ansiedade.
– Anestesia Geral: raramente utilizada para a realização de biópsias percutâneas. Geralmente é realizada em procedimentos com previsão de tempo prolongado e em pacientes instáveis ou hospitalizados.
Resultados Laboratoriais da Biópsia Percutânea
Os fragmentos são avaliados microscópicamente em laboratório especializado, sendo este processo denominado avaliação histopatológica. Também pode ser realizada avaliação complementar denominada imuno-histoquímica, na qual são realizados testes imunológicos nos fragmentos, auxiliando assim, na escolha dos melhores tratamentos. O tempo dependerá do número e tipos de reações envolvidas nesta análise.
Cuidados Após o Procedimento de Biópsia de Percutânea
O repouso, as restrições e recomendações após o procedimento dependerão do tipo de biópsia que foi realizada e como a mesma transcorreu.
RAINTER Instituto Médico
Instituto Brasileiro de Radiologia Intervencionista
Referência em Diagnósticos e Tratamentos Minimamente Invasivos
Localização
Av. Ibirapuera, N° 2907 | Conjunto 901 e 902 | Business Tower Bourbon |
Moema - São Paulo, SP | CEP 04029-200
Contato
11 5533-7818
11 91300-9326 (Whatsapp)