O QUE É?
Gastrostomia percutânea consiste na colocação de um cateter no estômago através da pele, permitindo a introdução de alimentos e dietas em pacientes, sem condições de ingestão oral.
COMO FAZER
O radiologista intervencionista introduz um cateter através da pele, a partir de uma microincisão e orientação radiológica (ultrassom, tomografia computadorizada ou fluoroscopia), sob anestesia local e sedação.
O procedimento é realizado a partir da introdução de agulhas, guiadas por imagem radiológica (ultrassom e/ou tomografia computadorizada), sob microincisão e anestesia geral. Menos invasivo do que técnicas cirúrgicas convencionais.
INDICAÇÕES
Infusão alimentar em pacientes, sem condições de ingestão oral e com contraindicação à gastrostomia realizada por endoscopia digestiva.
É utilizada principalmente em nódulos hepáticos e renais, quando a técnica cirúrgica é contraindicada ou não necessária. De acordo com o tamanho, localização e condição clínica do paciente, este procedimento pode substituir a cirurgia convencional.