Biópsias percutâneas (Core-Bipsy)
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)
TRATAMENTO AVANÇADO PARA NÓDULOS: OPÇÕES NÃO INVASIVAS EM FOCO
Quando se trata de nódulos, é fundamental buscar tratamentos que sejam eficazes e minimamente invasivos. Felizmente, existem opções inovadoras que oferecem resultados confiáveis sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos. Duas abordagens notáveis são as Biópsias Percutâneas (Core-Biopsy) e a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
BIÓPSIAS PERCUTÂNEAS (CORE-BIOPSY)
Uma alternativa avançada à cirurgia tradicional, a biópsia percutânea (Core-Biopsy) envolve a retirada de pequenos fragmentos de tecido para análise microscópica. Realizada com o auxílio de agulhas específicas, essa técnica é guiada por imagens radiológicas, como ultrassom ou tomografia computadorizada. Além de ser um procedimento ambulatorial, a Biópsia Percutânea é uma abordagem precisa que oferece informações cruciais sobre a natureza do nódulo.
PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF)
A PAAF é uma técnica não invasiva que envolve a aspiração de células do nódulo para análise. Com agulhas de calibre fino, essa abordagem é guiada por ultrassom, dispensando muitas vezes a necessidade de anestesia. A PAAF é uma ferramenta valiosa para diagnosticar nódulos e cistos, oferecendo informações cruciais para a tomada de decisões médicas.