O que é: A ascite é o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal, que pode ser resultado da hipertensão da veia porta (veia do fígado). Pode ser conduzida a partir de sua drenagem por punções guiadas por ultrassom. Quando refratária ou recorrente aos tratamentos convencionais, pode ser indicado o TIPS (sigla do inglês: Shunt Intra-Hepático Porto-Sistêmico).

O que é Hemorragia Digestiva (HDA) varicosa? Sangramento venoso no sistema gastrointestinal proximal (esôfago, estômago e, eventualmente, duodeno), expelido pela boca ou excretado pelas fezes. Resultado de varizes causadas pela hipertensão da veia porta (veia do fígado). Seu tratamento habitualmente é a esclerose orientada pela endoscopia. Quando refratárias ou recorrentes aos tratamentos convencionais, pode ser indicado o TIPS (sigla do inglês: Shunt Intra-Hepático Porto-Sistêmico).

Como fazer: O radiologista intervencionista, através do acesso da veia jugular interna, realiza uma conexão entre a veia hepática e a veia porta, por intermédio de uma prótese, diminuindo assim a pressão da veia porta e, consequentemente, diminuindo as varizes e a congestão abdominal. Este procedimento é realizado em regime hospitalar, com avaliação conjunta de equipe clínica (gastroenterologia, hepatologia, nutrologia).

Indicações: Ascite recorrente ou refratária a medicações e punções
Hemorragia Digestiva alta recorrente ou refratária a medicações e escleroses

Rolar para cima
Abrir Chat
1
Olá, como podemos ajudar?
Olá, digite aqui suas dúvidas